Os períodos mais chuvosos do ano levantam muitas questões e pedem adaptações e providências, especialmente nas cidades, trânsito urbano e ambientes domésticos. Nas casas, uma das realidades que mais afligem as pessoas durante as épocas de maior precipitação pluvial são os canos entupidos com água de chuva.
Causa de muitos transtornos, resulta grande parte das vezes da falta de prevenção e manutenção. Mas a boa notícia é que pensar adequadamente no assunto e lidar de forma preventiva pode evitar dores de cabeça.
Trataremos aqui dos canos entupidos com água da chuva, e esclareceremos desde as causas até a solução, para te tornar um expert no assunto.
Canos água da chuva x canos de esgoto
Quando pensamos em encanamento, geralmente temos uma ideia muito vaga: canos trazem água limpa e levam a usada, suja, embora.
O que muita gente não sabe é que o encanamento próprio para escoar as águas da chuva são, na verdade, um “sistema” à parte, e não podem desembocar na rede de esgoto, e isso por uma razão bastante simples: a tubulação desta rede não dá conta de todo o fluxo de água.
Assim como no corpo humano, o sistema de circulação (de água, esgoto etc) dos imóveis tem vasos condutores de espessuras diferentes, e a sobrecarga dá pane no sistema. O resultado são vazamentos e entupimentos, encanamentos inteiros comprometidos e água transbordando onde não deve.
Além desses danos, poderão ocorrer:
- Vazamentos nas vias públicas
- Contaminação da tubulação de água com esgoto
- Problemas no meio ambiente.
Por isso, a primeira providência necessária é a verificação das tubulações de seu imóvel.
Canos entupidos com água de chuva: por que acontece
Além da questão estrutural de que tratamos acima, várias outras causas devem ser analisadas para você se livrar de vez dos canos entupidos com água da chuva e suas consequências desastrosas.
Uma das providências mais simples e eficazes é a preservação da limpeza dos canos. Evite jogar quaisquer tipos de detritos, sujeira ou materiais nos ralos; uma vez descendo por eles, causarão, mais cedo ou mais tarde, entupimento na tubulação.
Fique atento (a) também à destinação da água das chuvas; como vimos, elas não podem ser direcionadas à rede de esgoto. É necessário haver no projeto hidráulico do imóvel a estrutura própria para isso: a galeria de águas pluviais ou rede de drenagem.
Caso não haja, direcione as águas das chuvas para a rua. E, a fim de evitar o entupimento das galerias, mantenha as calçadas sempre limpas, sem materiais que possam obstruí-las, como folhas, papéis e objetos de qualquer natureza.
Desentupir os canos: hora de chamar o profissional
Tudo de que tratamos até agora visa justamente a prevenção do entupimento dos canos. Mas, se isso já ocorreu, não se desespere; o problema tem solução e, com a ajuda adequada, pode ser mais simples do que você imagina.
Tentar lidar com a questão sozinho (a), pode piorar (e muito) a situação. O sistema de tubulação da água das chuvas é complexo e exige conhecimento especializado. Além de provocar danos em algum cano, a intervenção errônea pode gerar um verdadeiro efeito cascata em seu encanamento, pois tudo está interligado.
Então, é fundamental contar com o auxílio de um profissional com habilidades e experiência.
Conte com a Esgotécnica Litoral
Em muitos casos de canos entupidos com água de chuva, o hidrojateamento já é suficiente para por um ponto final na questão. Com jatos de água altamente pressurizados jogados diretamente no local, os detritos acabam se movendo e saindo da tubulação. Pode acontecer, inclusive, de se dissolverem com a pressão da água, eliminando todo o transtorno.
O sucesso desse procedimento depende, no entanto, do uso de equipamento técnico manuseado por profissional capacitado. Por isso, se você está com canos entupidos com água de chuva ou está enfrentando dores de cabeça com o sistema de encanamento do seu imóvel, entre em contato e conte com a Esgotécnica Litoral.