A infiltração é um grave problema em qualquer imóvel. Ela pode causar danos estruturais graves e com o tempo podem trazer granes prejuízos. Entre as ocorrências a mais problemáticas está a infiltração na parede que vem do solo.
A infiltração não apresenta apenas riscos para a estrutura do imóvel, mas também é um problema para a saúde, já que ela cria mofo e fungos nas paredes e outras partes da casa.
Primeiro, é preciso saber os principais sinais infiltração na parede, facilitando a identificação do problema e consequentemente o conserto.
Os principais sinais de infiltração na parede são:
- Tinta da parede úmida e ao toque (fácil de perceber ao raspar a tinta com algum objeto afiado).
- Manchas indicando mofo na parede, este é o sinal mais visível nas infiltrações.
- Tinta formando bolhas ou “estourando”.
- Reboco apodrecendo e caindo.
- Trincas e rachaduras no reboco.
Estes são sinais que indicam que há uma infiltração na parede. Porém, quando a infiltração vem do solo, existe alguns outros sinais diferenciados.
Quando a infiltração vem do solo, estes sinais se concentram na parte debaixo da parede, cerca de 1,5 metros de altura no máximo. Também é possível “rastrear” a mancha até o chão, indicando da onde vem a infiltração.
Todos os tipos de infiltrações são difíceis de serem corrigidas, as que vem do solo dão ainda mais trabalho que as infiltrações comuns.
É necessário fazer uma cerca reforma para corrigir as infiltrações que vem do solo. Não é um trabalho nada fácil e exige bastante conhecimento e expertise por parte de quem vai realizar o trabalho.
Estas são dicas que funcionam para qualquer clima, seja no interior ou então no litoral paulista (ambiente mais úmido). Confira!
Como evitar a infiltração na parede que vem do solo
O mais importante no combate da infiltração é evitar que ela aconteça. Claro, nem sempre é possível realizar essa prevenção, já que as medidas para evitar o problema devem ser realizadas durante a construção do imóvel.
Em um primeiro momento é preciso estancar a primeira fiada da alvenaria de uma construção. Garantindo que haja uma proteção impermeável logo abaixo do piso e contra piso.
A impermeabilização deve ser feita com um traço especial, que conta com produtos vedantes. Atualmente, existem várias marcas que se destacam com melhores opções para realizar o traço de impermeabilização.
Basta usar uma mistura de 1 parte de cimento para 3 de areia misturado com o produto impermeabilizante de acordo com as instruções do fabricante. Use a massa para sentar a primeira fiada de blocos (deitados). Isso deve ser feito em todas as paredes da casa.
Outra dica importante é nunca deixar que o reboco da parede, tenha contato direto com o solo. O reboco deve apenas fazer contato com o contra pisa. Mesmo impermeabilizado, se houver o contato direto com o solo, é possível que a infiltração entre pelo centro da parede e espalhe para as laterais.
Uma última medida importante e que pode garantir que não haverão infiltrações futuras é passar uma camada de impermeabilizante em de mãos trançadas na alvenaria até 1 metro e meio de altura.
Seguindo estes passos, você pode ficar despreocupado com a infiltração na parede que vem do solo.
Como acabar com a infiltração na parede que vem do solo
Como dissemos, o melhor é sempre evitar que a infiltração aconteça, pois como dissemos, resolver o problema não é nada fácil. Mas felizmente, é possível.
Primeiro é preciso entender que não existe fórmula secreta e milagrosa para corrigir as infiltrações na parede que vem do solo. Nenhuma tinta pode realmente acabar com o problema, no máximo retardá-lo.
Portanto, nada de confiar em produtos que prometem milagres sem nenhum esforço. Esclarecendo isso, vamos ao que é necessário para acabar com a infiltração que vem do solo:
- A primeira coisa a se fazer é retirar todo o reboco da parede onde está acontecendo a infiltração. Retire até uma altura de 1 metro e meio para cima e pelo menos 20 centímetros para baixo.
- Faça uma mistura de argamassa impermeável, utilizando produtos de sua preferência.
- Passe 4 de mãos cruzadas da argamassa na parede, lembrando de chegar até o contra piso.
- Reaplique o chapisco na parede. A massa do chapisco também deve conter produtos de vedação, como o Bianco.
- Refaça o acabamento final da parede, também com produtos de vedação.
Esta é a melhor maneira de acabar com a infiltração que vem do solo de uma vez por todas. Como dissemos, não é fácil, mas resolve.
Está com problemas de infiltração na baixada santista ou na Grande São Paulo? Entre em contato com a Desentupidora ESGOTECNICA ®️ Litoral que ajudamos você da melhor forma possível! Conheça nossos serviços e condições e garante o melhor serviço de toda a região.
São mais de 20 anos de atuação sempre trazendo os melhores resultados para nossos clientes.