Desentupimento de Vaso Sanitário Entupido com Papel Higiênico

Como desentupir vaso sanitário entupido com papel higiênico

O entupimento em vasos sanitários é um dos maiores transtornos relacionados á tubulação residencial ou industrial. A bacia é uma estrutura essencial no dia a dia e quando ela para de funcionar o incomodo é grande. Sem contar o mal-estar que certos cheiros podem causar.

O desconforto não é o único problema causado pelo entupimento de um vaso sanitário. A higiene do banheiro e do ambiente fica comprometida e consequentemente a saúde te todos que têm contato com o local.

Um dos tipos mais comuns de entupimento em vasos sanitários é o provocado pelo acumulo de papel higiênico dentro do encanamento. Pode até não parecer, devido a sua fragilidade, mas o papel higiênico é um grande vilão do vaso sanitário.

Pode jogar papel higiênico no vaso sanitário?

Como dissemos, o papel higiênico parece frágil e fácil de desfazer na água, não é mesmo? Por isso muita gente acredita que a melhor solução é jogá-lo no vaso sanitário, gasta menos tempo e “nunca entope”.

Em alguns países, como os europeus, o sistema de esgoto é feito e preparado para receber papel higiênico. O sistema de esgoto europeu, apesar de muito antigo, pode receber papel higiênico sem muitas complicações.

No Brasil, é possível sim jogar o pape higiênico dentro do vaso sanitário. Ao ficar exposto à água por certo tempo, o papel acaba dissolvendo. Porém, e esse um grande “porém”, é preciso assumir um certo risco.

O papel higiênico dissolve sim na água, mas é bem possível que ele enrosque dentro da rede doméstica, principalmente as mais antigas com muitos traçados e curvas. Também é preciso considerar que a pressão da água deve ter força o suficiente para empurrar o papel pelo encanamento.

Se a pressão for baixa, o papel pode acabar enroscando também. Antes de pensar em jogar o papel dentro do encanamento, é preciso saber se a pressão é boa, se não há muitas curvas na tubulação.

Na dúvida o melhor é não arriscar. O vaso sanitário entupido com papel higiênico é relativamente fácil de resolver, mas se a obstrução estiver dentro da tubulação, o problema pode ser muito mais grave.

Uma ressalva importante: Mesmo que a tubulação possa receber papel higiênico, a única coisa que pode ser jogada no vaso sanitário é o papel higiênico. Lenços umedecidos, camisinhas, absorventes, fio dental, isso tudo aumenta muito o risco de entupimento e prejudica bastante o trabalho de tratamento de esgoto nas redes de coleta.

Como desentupir o vaso sanitário entupido com papel higiênico

Diferente dos dejetos naturais que podem entupir o vaso sanitário, o papel higiênico não responde bem à soluções químicas. Geralmente, produtos comumente usados para desentupir vasos sanitários são feitos para dissolver gordura e outros componentes orgânicos. Como o papel higiênico não é orgânico, ele acaba não reagindo a estes produtos.

Soda e outros produtos podem até ajudar a desobstruir o vaso sanitário entupido com papel higiênico. Mas isso pode acabar levando muito mais tempo do que é preciso. A melhor solução para se livrar deste tipo de entupimento é através da pressão mecânica.

Desentupindo o vaso sanitário entupido com papel – Desentupidor

O desentupidor é um grande amigo na hora de resolver este tipo de problema. É recomendável sempre ter um em sua residência, pois ele pode resolver diversas obstruções de maneira rápida e barata.

Usar o desentupidor é simples e fácil. Basta colocar a parte de borracha dentro da bacia, na curva que fica no fundo. Se o vaso estiver com água a pressão é mais forte e o procedimento mais fácil.

Em movimentos curtos, empurre a água para dentro do vaso. A pressão fará com que a obstrução seja empurrada e a tubulação liberada.

O que fazer para desentupir o vaso sem um desentupidor?

Nem todo mundo tem um desentupidor em casa para poder desobstruir o vaso sanitário. Mas é possível improvisar de duas maneiras. A primeira é com uma garrafa PET:

  • Corte uma garrafa PET ao meio e encaixe um cabo de vassoura na boca da garrafa.
  • Também é possível usar a garrafa sem o cabo de vassoura. Em ambos os casos é importante usar luvas para se proteger do contato com a água.
  • Da mesma maneira que com um desentupidor, empurre a água para dentro com a garrafa na curva da bacia.

Pronto! A desobstrução, quando não muito grave, será eliminada pelo encanamento resolvendo o problema.

Também é possível improvisar usando um saco de lixo ou plástico filme

  • Coloque o saco de lixo na tampa do vaso para vedar qualquer entrada de ar. Se for usar plástico filme, enrole-o na tampa para realizar a vedação.
  • Dê a descarga e aguarde alguns segundos. O vácuo criado pela falta de ar vai empurrar a água com mais força, forçando também a obstrução a descer pelo cano.
  • Talvez seja preciso dar mais de uma descarga.

Caso você não tenha tido sucesso com estes métodos, a melhor solução para desentupir vaso sanitário entupido com papel higiênico é chamar a Desentupidora Esgotecnica! Atendendo também o litoral paulista!

Se você mora na baixada santista e precisa de ajuda para resolver problemas com vazamentos e entupimentos, a Esgotecnica está aqui para te ajudar. Entre em contato com a gente e conheça nossos serviços e condições.

Não passe raiva, chame a Esgotecnica.