Cuidados com a rede de esgoto: em Santos

Saneamento é o serviço básico que transporta o esgoto ou escoamento superficial das águas da chuva para tratamento. Dentro deste sistema existem bueiros, estações de bombeamento e câmaras de triagem.

Grande parte da água usada por residências, empresas, hospitais e órgãos públicos vêm dessa água tratada e devolvida ao meio ambiente.

Para chegar a estes locais, o esgoto é bombeado através de carros que retiram os resíduos e os levam para grandes filtros. Ali são separados objetos como plásticos, madeiras e outros materiais.

O esgoto flui para tanques onde a parte sólida dessas águas residuais se separam em lama e água.

Quais são os tipos de esgotos?

Os três tipos mais conhecidos são:

1 – industrial – restos de matéria prima empregada na fabricação de produtos.

2 – doméstico – a água utilizada nas casas e apartamentos, que vem da cozinha, banheiros e lavanderia.

Qualquer coisa que vai para o ralo está dentro: sabonete, cabelo, restos de comida.

3 – pluvial – a água da chuva vai para as galerias pluviais. Elas são recebidas pelas bocas coletoras ou sarjetas, evitando assim alagamentos das ruas.

Toda cidade deve possuir infraestrutura para além do abastecimento de água, do serviço de eliminação desses resíduos e serviços de controle de poluição.

Como é feito o tratamento do esgoto?

Através de obras, são instalados reservatórios, estações de bombeamento e conjunto de tanques de acúmulo de resíduos. Outros sistemas utilizados são os filtros e construção de represas seguras para armazenar restos perigosos.

Materiais sólidos vindos das residências, comércios, indústrias e construções são levados para espaços chamados de aterros sanitários. O solo desses locais é devidamente preparado para não prejudicar o meio ambiente com mau cheiro e atração de animais.

Importância da coleta e tratamento de esgoto

O tratamento e coleta do esgoto é importante para evitar a contaminação e a poluição dos rios, córregos e mares. Bactérias, vírus e parasitas, que se alojam nessas águas, causam várias doenças como infecções intestinais, febres, cólicas, fraqueza, leptospirose e até hepatite.

Falta de saneamento também afeta a economia. Isto pode diminuir a geração de renda e emprego no local, pela necessidade de investimento em comércio, indústrias e serviços. O turismo igualmente não atinge seu desenvolvimento, pois essas regiões não conseguem crescer.

Limpeza e tratamento especializados são essenciais

Durante a época do calor, é essencial a limpeza de rede de esgoto para evitar pragas urbanas e doenças. Se essa higienização não for realizada periodicamente, os estabelecimentos ficam sujeitos a entupimentos do vaso sanitário, água de descarga e do ralo que não desce, além do surgimento de baratas.

A ESGOTECNICA ®️ Litoral é a empresa certificada para fazer este trabalho. Temos equipes profissionais prontas para lhe atender. Os equipamentos são de última geração e conseguem detectar e reparar vazamentos de água, esgoto, piscina ou gás.

Precisando de limpeza de esgoto, chame a ESGOTECNICA ®️ Litoral. Não arrisque sua saúde e seu bolso com quem não lhe trará segurança. Oferecemos plantão 24 horas e garantia de 1 ano.

Zelamos pelo bem estar de nossos clientes e do meio ambiente.

Write a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *