Detecção de Vazamento em Piscina Litoral

Vazamento em piscinas: como detectar e consertar

Mesmo no litoral paulista muita gente possui piscinas para aproveitar os dias mais quentes. E onde há piscina há a possibilidade de vazamentos. Por isso é importante saber como identificar e consertar vazamentos em piscinas.

Mesmo um vazamento pequeno pode representar um grande prejuízo. Além de gastar bastante água à toa, uma piscina vazando também apresenta riscos em relação estrutural. Por exemplo: se o vazamento estiver indo direto para o solo, eventualmente ele pode acabar cedendo.

O mais importante é saber identificar se há um vazamento na piscina. É possível fazer isso com alguns testes simples, estes testes também podem ajudar a determinar a altura do vazamento na piscina. Confira.

Como saber se há vazamento em uma piscina

Os profissionais que lidam com piscinas concordam que, por ação natural do tempo e pela evaporação, uma piscina deve perder cerca de meio milímetro a cada 24h no nível de água. É uma mediação difícil de ser feita.

Caso você desconfie de que a piscina está com vazamento, a melhor opção é realizar alguns testes, os dois mais comuns são o teste do balde e o teste da marcação.

Teste do balde para verificar vazamentos em piscinas

  • Encha um balde com a água da piscina.
  • Marque o nível da água no balde e na piscina.
  • Deixe o balde do lado da piscina por 48 horas.
  • Após este período verifique se o nível da piscina abaixou mais do que a do balde. Caso tenha abaixado, então há um vazamento.

Teste da marcação para verificar vazamentos em piscinas

  • Marque o nível de água da piscina.
  • Espere 48 horas.
  • Use uma régua para analisar o quanto o nível da piscina abaixou.
  • Se a diferença for maior do que um milímetro, então há um vazamento em alguma parte da piscina que precisa ser encontrado e resolvido.

Aproveite que realizou o teste e continue observando até aonde o nível da piscina abaixa. Assim é possível ver em que altura está o vazamento. Por exemplo, se a água descer até o nível dos equipamentos de iluminação e parar, é porque o vazamento provavelmente esta nos equipamentos.

Saber a atura do vazamento pode ajudar bastante na hora de procurar o vazamento.

Como encontrar o local de vazamento em uma piscina

A melhor opção para encontrar vazamentos em piscinas, seja de vinil, alvenaria ou fibra, é começar pelos principais suspeitos: equipamentos de filtragem.

Muitas vezes o vazamento está no filtro e não na piscina. Observe bem o funcionamento da peça e veja se há algum tipo de gotejamento em qualquer peça ligada ao maquinário. Geralmente estes defeitos são bem visíveis.

Caso não haja nenhum defeito no filtro, o próximo principal suspeito é a tubulação da piscina.

O teste na tubulação é fácil. Desligue todas as máquinas ligadas na piscina. Use um líquido que sirva de contrate. Pode ser o medidor de PH ou outro líquido com cor forte (suco de uva também é uma opção.

Jogue um pouco do líquido próximo dos ralos e qualquer outra entrada/saída da tubulação. Caso o líquido de contraste seja sugado para dentro da tubulação, muito provavelmente existe um cano vazando.

A partir dai, é preciso encontrar o ponto de vazamento do cano. Esta é a hora de contar com uma empresa de caça vazamentos no litoral paulista, como é o caso da Esgotecnica, para encontrar o ponto exato do vazamento.

Caso o vazamento não esteja na tubulação é necessário usar o líquido em toda a piscina para tentar descobrir onde está o vazamento.

Não é uma tarefa nada fácil, mas necessária. Comece pelos cantos e paredes antes de ir para o fundo e até o meio.

Eventualmente haverá sinais do vazamento.

Como consertar o vazamento em piscinas

O conserto do vazamento depende do material da piscina, cada uma precisa de um tipo de restauração diferente. Vamos falar de forma rápida de cada tipo de conserto, sem muitos detalhes.

A piscina de alvenaria é consertada ao encontrar o vazamento, retirar o azulejo da área afetada, refazer a impermeabilização e recolocar o azulejo novamente. É um reparo complicado e nada cômodo, algumas vezes até mesmo exigindo que a piscina seja esvaziada.

Já a piscina de fibra precisa ter um retrabalho, feito por empresas especializadas. É reaplicado uma camada de fibra e o vazamento é consertado. A piscina de vinil, dependendo do vazamento, pode ser restaurada. Porém, recomenda-se que o bolsão de vinil seja trocado após qualquer avaria.

Conte com uma empresa profissional para te ajudar

Quer ajuda para resolver os problemas de vazamento na sua piscina na baixada santista? A Esgotecnica pode te dar uma força! Contamos com profissionais treinados para detectar vazamentos com agilidade e eficiência.

Assim você não gasta água, não corre riscos e ainda foge do quebra-quebra desnecessário. Entre em contato com a gente e conheça nossos serviços no litoral paulista. Você com certeza encontrará o que procura!